8 de jan. de 2012

Meme Literário


Nossa... estes dias estou com o lado virado para os livros.
Encontrei neste endereço uma ideia muito interessante para se realizar durante um mês: é o Meme Literário.  Ele consiste em uma série perguntas relacionadas ao mundo literário que deverão ser respondidas uma por dia, durante um mês.
Como não achei referência para o Meme deste ano (acho que ainda é cedo para divulgá-lo, pois o do ano passado aconteceu no mês de outubro), resolvi responder estas perguntas neste post. Quem gostou da ideia e quiser participar, deixe o link da sua publicação no meu cantinho de recados deste mesmo post, durante o mês de janeiro, até dia 31. Quem não tiver blog, pode mandar suas respostas por email. Quem sabe minhas ideias fazem uma revolução e eu faço uma surpresinha pra vocês no final do mês!!!


Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
 
Qual foi o último livro que leu e qual o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
 
Dá para responder as primeiras perguntas de uma vez só: estou lendo uma coleção de Douglas Adams, a tal Trilogia de Cinco que já me referi neste post. Eu já li o volume I (O Guia dos Mochileiro das Galáxias), estou lendo o volume II (O Restaurante no Fim do Universo) e depois vou ler o volume III (A Vida, o Universo e Tudo Mais). Claro que esta aventura segue... Tem ainda os volumes IV (Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!) e V (Praticamente Inofensiva). Então, por um tempo estarei envolvida nessas estórias universais.
 
Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?
Às vezes leio sim. Tanto podem influenciar na leitura/compra de um livro ou não.

Onde você gosta de ler? No sofá? Na cama? No ônibus? O lugar onde você costuma ler é o lugar onde você gosta de ler?
Adoro ler na minha cama, é prático, na hora que "bater" o sono, é lá que eu estou... rsrsrsrsrs
 
Você costuma abandonar a leitura de um livro? Você está no meio da leitura de um livro, só que está odiando. É chato, sem graça, mal escrito… O que faz? Larga-o na mesma hora ou persiste até o final?

Às vezes abandono sim, mas não em definitivo. É como dizem: "Dou um tempo", pego outro livro, respiro fundo e depois eu volto. Nunca deixo de lê-lo.
 
Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? Conte como foi.

Minha mãe sempre gostou de ler, sempre teve muitos livros, fui crianda neste ambiente literário. 
 
Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados? Sim? Não? Por quê?

Hoje em dia não empresto mais porque já perdi alguns livros, algumas pessoas não devolvem, tive que comprar novamente. Mas há uma troca entre eu e minha mãe. Livros pra lá e pra cá.
 
Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros? Fale um pouco sobre isso.

Tive que contar hoje pela manhã porque não tinha noção da quantidade. Tenho 167 livros, divididos entre livros da área de educação (sou professora), romances, livros da especialização, espíritas, poesias, música, ficção, e tantas outras classificações. E o autor que tenho mais livros é J. K. Rowling. Precisa explicar o por quê? rsrsrsrs

Você costuma ficar com todos os livros que compra? O que faz com aqueles que não gosta? Troca? Dá? Fica?

Eu fico com todos os livros que compro.
 
Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Seria uma trilogia do Bernard Cornwell, As Crônicas de Artur. Até o final do ano eu o terei nas minhas mãos. Até o final do ano acho muito longe, mas acredito q até maio. Posso me dar de presente de aniversário. 

Cite um livro que fez você rir? Fale um pouco sobre ele.
Nossa, sem dúvidas que é Borralheiro, de Fabrício Carpinejar. falei sobre ele neste post aqui.
 
Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria? Por quê?

Hogwarts. Adoro as aventuras acontecidas neste lugar. Se bem que o castelo foi reproduzido nos EUA. Quem sabe um dia irei até lá...
 
Se você pudesse trocar de algum lugar com o personagem de um livro, qual seria? Que história dessa personagem você gostaria de viver?

Amo as aventuras de Harry Potter e sua turma, sou muito suspeita para falar algo, mas todas as estórias vividas por eles seriam muito bem vindas.
 
Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?
Zaca Camargo - qual a sua maior realização profissional?
(Sei que muitas pessoas dirão: "Ele é apresentador.", mas para MIM, é escritor também (olha a suspeita aqui para falar sobre ele - ADORO!!!).
 
Qual é o seu vilão favorito? Por quê?

Lord Voldemort. Por causa da sede que ele tem em acabar com Harry Potter, pois os dois não podem viver no mesmo mundo.
 
Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando? Fale sobre ele. 

Quando comecei a leitura de Felicidade, Uma História (Darrin M. McMahon), realmente achei que seria a maior chatisse, mas me enganei. É um livro fascinante, histórico mesmo.
 
Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando? Fale sobre ele.
Nem quero comentar. Já falei sobre isso neste post. Aff... fiquei p...davida muito irritada.
 
Você lê livros que não são para sua idade? Como livros infanto-juvenis para quem é adulto, ou livros adultos para quem é adolescente.

Leio tudo que me interessa.
 
Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também? 
Foram três livros que recomendei num post (já citado, por sinal): dois de Zeca Camargo (De A-HA a U2 e A Fantástica Volta ao Mundo) e o de Fabrício Carpinejar (Borralheiro). 

Você gosta de poesias? Qual o seu poeta ou poema favorito?

Adoro poesia, mas não tenho nenhum poeta ou poema favorito. Gosto quando a poesia me envolve, quando viajo e me arrepio.
 
Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante. Você costuma escolher livros pelo título?
Vencendo o passado (Zibia Gaspareto) e A teia da Vida (Fritjof Capra) 

Quanto tempo em média você demora para ler um livro?
Depende da vontade, do livro e das minhas fases, que são três: música, cinema e livro. Quando estou na última fase, leio em curto espaço de tempo (aí também vai depender do tamanho do livro). Nas outras fases demoro mais um pouco.
 
Você costuma ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por quê?

Li uma única vez e não gostei. Também não gosto de ler livros no pc. Prefiro o bom e velho livro de papel.
 
Você lê um livro por vez ou gosta de alternar a leitura em dois ou mais livros?
Normalmente, um por vez. Mas no caso do livro ser muito chato, paro, leio outro e depois eu volto pra chatisse.

Tem algum livro que você tenha mais de uma edição do mesmo? Se sim, por quê?
Não.

Qual o maior (em número de páginas) livro que você já leu? Quanto tempo demorou? Fale sobre ele.
O maior livro que já li foi Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J. K. Rowling, com 702 páginas. Bom, quanto tempo levei não lembro, mas sei que foi rapidinho, de 3 a 4 dias.

Você costuma fazer anotações enquanto lê? Se sim, onde? A ideia de fazer anotações no próprio livro lhe assusta?
Em relação a algumas leituras sim, como por exemplo os livros que falam sobre Os Templários. Tem mjuita coisa que me confunde, então prefiro anotar, ou no livro mesmo, à lapis, ou num caderno.

O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura? Para para procurar no dicionário? Anota para procurar depois? Ou tenta deduzir seu significado pelo contexto? 

Procuro imediatamente no dicionário.

Quantos livros, em média, você costuma comprar por mês? Você costuma comprar livros em sebos, ou prefere as livrarias? Compra muito pela internet?
Não compro livro mensalmente. Minha compra pode ser de apenas 1 livro, ou 1 coleção, ou vários livros, depende do momento e do bolso. Prefiro comprar em livrarias, mas ultimamente comprei pela net, por não encontrar o que queria aqui na minha cidade. Estou perdendo o medo da net.

Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.
Comprei O Cérebro Imperfeito - Como as Limitações do Cérebro Condicionam as Nossas Vidas, de  Dean Buonomano. Estou anciosa pela entrega. Já postei algo sobre ele aqui.
 
Qual o livro que você leu esse ano ano passado que mais gostou? Fale sobre ele.

A Fantástica Volta ao Mundo, de Zeca Camargo. Neste post (outra vez citado) comento sobre ele.

Um comentário:

Ana Carolina disse...

Parabéns pelo seu blog, está muito lindo!
Adorei a ferramenta para adicionar o link de outros blogs, eu não conhecia!
Vou adicionar o seu banner no meu blog!
Bjs