11 de jun. de 2012

Ostra feliz não faz pérola


"Ostra feliz não faz pérola". A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfer lisa que lhe tire as pontas... Ostras felizes não fazem pérolas... Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída... Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade. Este livro está cheio de areias pontudas que me machucaram. Para me livrar da dor, escrevi".
Com estas palavras, o próprio autor define o seu livro. Rubem Alves, um dos intelectuais mais respeitados do Brasil revela muito de suas próprias experiências de vida em "Ostra Feliz Não Faz Pérola". Um prato cheio para quem busca conhecer novos pontos de vista sobre a vida.

Este é um livro de Rubem Alves que eu gosto bastante. À medida que ia me deliciando com cada palavra, cada texto, ia anotando momentos que achei perfeitos. Hoje, resolvi colocar "minhas" anotações aqui no blog e socializar com vocês.

"Um amigo é uma pessoa com quem se tem prazer em compartilhar ideias de forma tranquila e mansa. Não é preciso estar de acordo. O rosto do meu amigo não é igual ao meu rosto. E essa diferença me dá alegria. Se convivermos bem com nossos rostos diferentes, por que haveríamos de querer que nossas ideias fossem iguais? Experimentar a diferença de ideias mansamente é uma das evidências da amizade. Assim, se você deseja saber se uma pessoa é sua amiga, pergunte-se: Temos prazer e gastamos tempo compartilhando ideias? Acho que os casais - namorados ou casados de papel passado - deveriam se propor esse teste. Não existe amor que sobreviva só de sentimentos, sem a conversa mansa."

"Gosto da palavra 'amantes'. Amantes são aqueles que se amam. Os amantes, separados pela distância, sentem saudades... Alegram-se com a memória do rosto da pessoa amada. Diferente das palavras 'marido' e 'esposa'. Para ser 'marido' e 'esposa' não é preciso amar."

"Amor é isto: a dialética entre a alegria do encontro e a dor da separação. E neste espaço o amor só sobrevive graças a algo que se chama fidelidade: a espera do regresso. Quem não pode suportar a dor da separação não está preparado para o amor. Porque amor é algo que não se possui, jamais. É evento de graça. Aparece quando quer, e só nos resta ficar à espera. E, quando ele volta, a alegria volta com ele. E sentimos então que valeu a pena suportar a dor da ausência, para alegria do reencontro."

" O amor nasce, vive e morre pelo poder - delicado - da imagem poética que o amante vê no rosto da amada. O amor prefere a luz das velas. Talvez porque seja isso tudo o que desejamos da pessoa amada: que ela seja uma luz suave que nos ajude a suportar o terror da noite."

"O apaixonado sofre menos com a morte da pessoa amada que com a sua partida para um novo amor. A morte torna eterno o amor. Ela fixa, para sempre, a bela cena. A partida, ao contrário, a destrói."

"Somos donos dos nossos atos, mas não somos donos dos nossos sentimentos. Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos. Podemos prometer atos. Não podemos prometer sentimentos. 'Eu sei que vou te amar, por toda minha vida vou te amar...' Lindo e mentiroso. Não se podem prometer sentimentos. Eles não dependem da nossa vontade. Sua existência é efêmera. Como o voo dos pássaros..."

"Carpe Diem - aproveite o dia. Ao sentir a passagem do tempo, nós percebemos que é preciso viver o momento intensamente."

O esmalte que usei para tirar foto com o livro foi da L'APOGÉE, cor Blush, cintilante.

Este post está participando da Blogagem Coletiva "Esmaltes e Palavras de Amor", do blog da Fernanda Reali.


3 comentários:

Criticando por aí - Caroline disse...

Nossa Bel, que interessante! Não sabia disso! E é na tristeza que as vezes conseguimos inspiração para certas coisas *-*


Beijos,
Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

Isabelita @novamodaemdstq disse...

Adorei seu espaço com ótimas dicas e já estou te seguindo. Te convido para conhecer o meu espaço se gostar me segui de volta.
Beijos!

www.novamodaemdestaque.com

Fernanda Reali disse...

Post perfeitoooo!
beijoooo