# “Os
blues tiveram um bebê chamado rock n’roll”. Esta frase, dita por Muddy
Waters em uma velha canção, sintetiza com clareza de quem o rock descende. Porém entre o namoro e o
nascimento, o rock n’roll teve um
longo período de gestação onde, passo a passo, transformou as canções de
trabalho dos campos de algodão no Sul dos EUA, em uma cultura que chocou e
transformou socialmente o mundo. Sua história é longa e tortuosa, porém farei a
seguir um breve resumo dos caminhos que levaram os trabalhadores negros do
Texas, do Tennessee, até sua casa.
O
rock não teve apenas um pai, porém
existem aqueles que, dentro do seu talento natural, levaram suas próprias
influências por outros caminhos, ajudando a transformar as mais variadas formas
de música folk no que seria o rock muitos anos depois. Um desses
principais personagens é Huddie Leadbetter, ou Leadbelly como seus colegas de prisão o chamavam. Nascido na
Louisiana e criado no Texas, Leadbelly cumpria pena de dez anos na Louisiana
State Penitentiary quando foi descoberto pelo folclorista John Lomax. Leadbelly
tinha como principal característica, tocar seu blues em um violão de doze cordas, dando assim um acento folk às suas canções recheadas de
histórias fantásticas. Em 1935, tornou-se famoso da noite para o dia, perpetuando
Midnight Special como um dos grandes
standards da música em 1940.
O
blues e o country & western começavam a caminhar cada vez mais juntos,
quando Jackie Breston resolveu
acelerar o andamento do seu rhythm &
blues em Rocket 88 originando assim
o primeiro single de rock que se tem notícia no final dos
anos 40. Já Arthur Big Box Crudup não
só aumentou o andamento do rhythm &
blues como também trouxe aquela urgência eletrizante, que passou a ser a
principal característica do rock. My Baby Left Me é o exemplo mais puro do
rock n’roll como o ritmo ficaria
conhecido anos mais tarde. Não é à toa que Elvis gravou não apenas My Baby Left Me como também That’s All Right em suas primeiras
sessões de gravação.
Os
irmãos Leonard & Philip Chess eram dois imigrantes poloneses que após, uma
adolescência dura nas ruas da zona sul de Chicago, foram convocados para lutar
na 2ª Guerra Mundial. Leonard, por ter tido poliomielite na infância, foi
declarado incapaz para os serviço militar, ficando em Chicago e fundou o The L & L Cafee mais tarde o Mocambo. O sucesso dos bares deveu-se ao
fato de que Chicago vivia um período de grande imigração dos negros vindos do
sul que, ao sentirem saudades de seus lugares de origem, passaram a consumir
tudo o que era relacionado ao blues.
Assim sendo, Leonard trouxe para o bar Sunnyland Slim, que trouxe Muddy Waters,
que trouxe Little Water, Jimmy Rogers e Big Crawford entre outros. Com tantos
talentos a sua volta, Leonard resolveu entrar para a indústria do disco em
1947, comprando o Aristocrat Records que em pouco tempo se transformaria na
Chess, gravadora dedicada exclusivamente ao blues.
Aquela canção de Muddy Waters serviu para chamar atenção de Leonard Chess para
aquele estranho termo (rock n’roll),
que aprecia designar nada mais que um rhythm
& blues um pouco acelerado, mas que já era popular entre os negros.
Charles
Edward Berry chegou a Chicago na primavera de 1955, conseguindo uma audição com
Muddy Waters, que, impressionado com a habilidade do jovem Chuck na guitarra,
logo recomendou sua contratação a Leonard Chess. Na sua primeira sessão, Chuck
grava Wee Wee Hours, um lento e
sensual blues que trazia no piano Johnnie
Johnson, seu companheiro desde Saint Louis. Determinado a fazer carreira como bluesman, Chuck queria que WeeWee Hours fosse o lado A de seu
primeiro single, porém Leonard Chess
ficou fascinado com uma outra canção que tinha um andamento mais rápido, e
falava de garotos e carros velozes. Misturando blues, rhythm & blues
e country, Maybellene foi co-creditada a Alan Freed, popular disc jockei que trazia para si o mérito
de pela primeira vez haver usado o termo rock
n’roll em 1952. Freed ainda trabalhando para a rádio WJW em Cleveland, já
havia presenciado o fenômeno de ver
garotos brancos comprando maciçamente discos de blues e rhythm e blues, que na época eram chamados pelos
radialistas de race records por serem
feitos por negros para negros. Alan esteve também envolvido em uma outra das
primeiras histórias de sucesso no rock n’roll,
produzindo o filme Rock Around The Clock,
de Bill Haley. Haley tinha uma banda chamada The Saddlemen que após mudar o nome para The Comets passou a misturar o seu country & westerns com rhythm
& blues é claro! A fórmula começou a dar certo fazendo um pouco de
sucesso com Rock This Joint em 1951 e
finalmente entrando na parada americana com Crazy
Man Crazyem em 53, que muitos
consideram como o 1º disco de rock n’roll
a se tornar um hit. Porém foi em 54 que,
mudando-se da pequena Essex para a Decca Records, Haley lançou Rock Around The Clock. Inicialmente um
fracasso, Rock Around The Clock, só
foi explodir em todo mundo após ser o tema do filme (Blackboard Jungle), tornando-se assim o 1º standard de rock n’roll
em todo mundo.
De volta a Chess Records, Leonard tinha dois olheiros no sul: Ike Turner e Sam
Philips, que procuravam e negociavam novos talentos para gravadoras maiores.
Philips, que havia fundado o seu Sun Studio em 1950, sempre dizia que ficaria
milionário se achasse um cantor branco que cantasse como negro. Em 53, Sam já
havia ganho o suficiente para montar a sua própria gravadora, a Sun Records e
um outro negócio paralelo, o Memphis Recording Sevices que, gravava em acetato,
artistas amadores, interessados em ver seus talentos registrados por US$ 1.00
(!). No verão deste ano, Elvis Presley resolveu parar seu caminhão na porta do Memphis
Recording Sevices para gravar My
Happinesse That’s When Heartaches Begine e dar o acetato para sua mãe como
presente de aniversário. A gerente do estúdio, Marion Keisker primeiro impressionada
com a timidez do rapaz, depois com sua voz, consegue gravar em fita parte de My Happinesse That’s When Heartaches Begine inteira.
Marion anota o nome e endereço do rapaz. Em uma segunda ida ao estúdio dez
meses depois, Elvis mostra a Sam Philips várias baladas. Philips se impressiona
com a emoção que o garoto colocava nas músicas. Paralelamente, Sam vinha
trabalhando com um jovem guitarrista chamado Scotty Moore, que tocava em um
grupo chamado Starlite Wranglers. Sam
contou a Scotty sobre aquele cantor de costeletas que o havia impressionado. Marion
prontamente forneceu a Moore endereço e telefone de Elvis. Ao primeiro contato,
Elvis vai à casa de Scotty e, juntamente com o baixista dos Wranglers, Bill Black tocam algumas
canções naquela tarde de domingo. Na 2ª feira, dia 6 de julho de 54, Elvis,
Scotty & Bill reúnem-se nos estúdios da Sun para o que deveria ser apenas
uma sessão de ensaios e que se tornou o embrião do som que iria assolar os
quatro cantos do planeta. Após gravarem algumas baladas, durante um intervalo,
Elvis pegou a guitarra e começou a cantar That’s
All Right sendo acompanhado naturalmente por Scotty & Bill. Sam Philips
pede ao grupo que repita a música, desta vez com o gravador rodando. Duas
semanas depois, em 19 de julho, a Sun lança That’s
All Right (Mama) com Blue Moon Of Kentucky e o mundo nunca
mais foi o mesmo. Elvis pode não ter sido o primeiro cantor do gênero, mas o rock nunca se tornaria o furacão musical
e sociológico que varreu o mundo, se não fosse aquela mistura inusitada de
doses maciças de sensualidade, ingenuidade e fúria no momento certo.
Foi
também a partir de Elvis que o rock
deixou de ser a música dos negros e para negros, para tornar-se música de
brancos e negros para todas as raças. Após 56, o mundo foi tomado por Elvis, Bill
haley, Little Richard, Chuck Berry, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, tornando
viáveis todas as misturas possíveis desde o blues-(rock) agora urbano de Bo Didley ao country pop-(rock) de Buddy Holly, passando-se pelo soul-(rock) de Sam Coock
ao doo-wop-(rock)de Danny & The Juniors. Foram nesses anos subseqüentes, de
58 a 62, que a música pop viu
incorporadas ao seu dia a dia todos os elementos que viriam a transformar os
anos 60 num dos mais importantes períodos culturais da história recente da
humanidade. Ainda nesta fase, a cultura teense
cristalizou (Neil Sedaka, Paul Anka, Brenda Lee, etc), o country & western deixou de ser música de caipiras (a propósito
foi Road Hogde de John D. Loudemilk
que introduziu no Brasil a jovem guarda através da versão O Calhambeque com Roberto Carlos), além de influências de terras
distantes como os Tokens trouxeram em The
Lion Sleeps Tonight.
De
Buddy Holly aos Isley Brothers (que tinham como guitarrista um garoto chamado
James Marshall Hendrix), dos Beatles à Motown, o rock passou a ser mais aberta e democrática das culturas. #
* Texto extraído do encarte do Cd 40 Anos de Rock'n Roll
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