REPRESENTAÇÕES
E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EM
UMA ESCOLA PÚBLICA
DO
MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA (BA):
subsídios
para a ambientalização do currículo escolar
RESUMO
Considerando que a Educação Ambiental vem sendo
apontada como uma prática urgente e importante para a sociedade, iniciou-se um
trabalho de Educação Ambiental em uma escola da rede pública estadual de Feira
de Santana (BA), que teve como principal objetivo a inclusão da temática
ambiental em seu Projeto Político Pedagógico. A metodologia adotada por este
trabalho foi a da pesquisa-ação, durante a qual foi realizado um primeiro
diagnóstico (através de questionários exploratórios) com os alunos e
professores desta escola, a fim de perceber as suas representações sociais em
relação ao meio ambiente e à Educação Ambiental. As concepções de meio ambiente
expressas nos questionários, tanto dos professores quanto dos alunos, em sua
maioria o identificaram com a natureza, um ambiente original, do qual os seres
humanos não fazem parte. Após a etapa diagnóstica, os professores elencaram os
problemas ambientais percebidos na escola e fizeram leitura e discussão de
textos relacionados à temática ambiental. A partir destes caminhos já trilhados
e do registro dos progressos e dificuldades da intervenção, nós, professores,
discutimos os resultados obtidos e promovemos um planejamento participativo de
ações de Educação Ambiental a serem inseridas no Projeto Político-Pedagógico da
referida escola.
Palavras-chave: Educação formal –
Planejamento participativo – Representação Social
Quem tiver interesse em ler todo o artigo, é só clicar neste link. O artigo está na revista nº 28, páginas 161 a 172.
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